Mitologia Grega

 

A Grécia antiga possuía uma das mais criativas e extensas mitologias de toda a história da humanidade. A imaginação fértil dos gregos trazia as tramas de deuses e semideuses para os fatos históricos relatados na época, como os casos clássicos da Ilíada e da Odisseia de Homero.

Muitas das tradições, que chegaram até nós, têm origem em sincretismos da Mitologia Grega com a de outros povos, como os romanos e egípcios.

Nos primeiros séculos da Era Cristã os gregos iniciaram sua conversão para o cristianismo, abandonando todos os outros deuses. Entretanto, a mitologia grega permanece até hoje nas artes e na poesia. O mundo científico também presta homenagem aos deuses gregos, como no caso dos nomes dados aos planetas do sistema solar.

Mais: História da Grécia

 

Venus desarma Marte (pintura de Jacques-Louis David (1748-1825)). Pela mitologia grega, Afrodite (Venus dos romanos) era a deusa do amor e da beleza. Ares (Marte dos romanos) era o deus da guerra, representando o espírito de batalha.

 

Mitologia

 

◄ Grécia

 

A ninfa Eco observa Narciso contemplando seu reflexo na água (tela de J. William, 1903). O belo Narciso era filho do deus Cefiso e da ninfa Liríope. Conta a lenda que ele se apaixonou pela própria imagem, afogando-se no rio ao contemplá-la.

 

 

Narciso

 

 

 

Dédalo e Ícaro (pintura de Lord Leighton). Conta a lenda que para fugir de Creta, Dédalo confeccionou asas de cera para ele e para seu filho Ícaro. Durante o voo, Ícaro chegou muito perto do sol, derretendo suas asas e caindo no mar.

 

 

Historia Grecia

 

 

Turismo Grecia

 

Copyright © Guia Geográfico - Mitologia Grega. Venus e Marte, Dédalo e Ícaro. Narciso. Deuses Gregos.

 

 

Dedalo e Icaro

 

Deuses

 

Mitologia Grega