Santorini

 

Santorini (paroxítona) ou Thira e outras grafias, é uma ilha, um arquipélago e um município da Grécia. Faz parte do grupo de ilhas das Cíclades, no Mar Egeu. É um dos mais populares destinos turísticos da Grécia.

Santorini é um complexo de vulcões sobrepostos. Ocorreram várias erupções, na área, nos últimos 200 mil anos. A bela paisagem local é o resultado da violenta explosão de um vulcão, há cerca de 1620 aC. O Arquipélago de Santorini é parte de uma cratera, que forma uma baía com cerca de 60 km de circunferência. São cinco ilhas principais: Santorini, com área de 76 km², Thirassia, Aspronisi, Palea Kameni e Nea Kameni. Essa última, no centro da baía, tem aumentado desde o século 16, até a última erupção em 1950.

Na Antiguidade, Santorini era conhecida como Thera. Na época da erupção do vulcão, em cerca de 1620 aC, Santorini era habitada por minoicos, especialmente a antiga vila de Akrotiri, situada no sul da Ilha, e que foi abandonada devido à erupção.

O nome Santorini é uma corruptela de Santa Irene, uma igreja cristã construída no século 5, atualmente um sítio arqueológico, na vila de Perissa, situada a 13 km de Thira, no sudeste da Ilha.

Em 1999, doze das treze comunidades históricas, na área de Santorini, foram unidas em um único município, pelo Plano Kapodistrias de 1997. Também, por esse plano, a comunidade de Oia, no norte da ilha de Santorini, foi unida com a comunidade da ilha de Thirassia. Em 2010, todo o arquipélago de Santorini foi unificado em um único município, pelo Plano Kallikrates. O município é subdividido nas comunidades de: Thirassia, Oia, Vourvoulos, Imerovigli, Fira, Karterados, Messaria, Vothonas, Episkopi Gonias (Kamari - Exo Gonia), Exo Gonia, Pirgos, Megalochori, Emborio e Akrotiri.

A principal cidade é Thira, também principal centro turístico de Santorini. Belas praias são encontradas em Perissa, Kamari, Perivolos, Vlihada e Praia Vermelha. São mais de 250 igrejas. A população total é de 15,5 mil habitantes (2012).

 

 

 

 

 

Grécia

 

 

 

Perissa

 

Vila de Perissa, na Ilha de Santorini, que possui uma bela praia. Perissa abrigou uma antiga basílica do Império Bizantino, dedicada à mártir Santa Irene. O nome Santorini deriva dessa basílica, atualmente um sítio arqueológico em escavação.

 

Turismo Grecia

 

Historia Grecia

 

Thira, principal cidade e sede administrativa de Santorini.

 

 

Turismo

 

 

 

Oia

 

A Baía de Santorini vista de Oia.

 

Santorini imagem

 

 

 

 

Santorini

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Ilhas da Grécia.

 

 

 

 

 

Divulgação

 

Κλέαρχος Π. Καπούτσης